Casa do Mineiro

Núcleo Museológico do Museu de Mértola

A Casa do Mineiro da Mina de S. Domingos é o primeiro polo permanente do Museu da Mina de São Domingos. A sua construção foi o contributo inicial para a reconstrução e valorização da aldeia mineira. Associam-se neste espaço duas funcionalidades, a museográfica, com a recriação da Casa do Mineiro e a de recolha e salvaguarda da memória mineira, com a instalação do Centro de Documentação.
A Casa do Mineiro mostra a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira. Os objetos, as memórias, os símbolos e as carências estão nela representados. Acima de tudo, pretende provocar a imaginação e a sensibilidade do visitante para que ele próprio, num exercício simples, possa procurar conceber a vivência diária duma família dentro de um espaço de 16 m2. Nesta reconstituição de uma "Casa de Mineiro" a principal preocupação foi recriar um espaço onde os residentes mais velhos se revejam, os mais novos tirem proveitosas lições e os visitantes de passagem tenham uma ideia de como terá sido viver familiarmente dentro de 16m2.

Informações

Horário de visita: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 durante os dias úteis. Para visitas ao fim de semana e feriados por favor contactar.

A visita à Casa do Mineiro é gratuita

Na Casa do Mineiro são disponibilizados gratuitamente elementos interpretativos (folhetos) sobre a Casa do Mineiro, sobre o complexo mineiro (geologia), sobre o concelho de Mértola (mapa) e sobre a faixa piritosa (minas visitáveis no Alentejo e Algarve), podendo também ser adquiridas publicações e outros materiais editados pela Fundação Serrão Martins.

Contactos

Fundação Serrão Martins
Centro de Documentação/ Casa do Mineiro
Telf. e Fax 286647534 / Telm. 961940458
E-mail: fserraomartins@gmail.com