Complexo do Minério

Complexo do Minério | Visitas guiadas à Mina de S. Domingos e antigo complexo industrial

Percurso no circuito urbano da aldeia da Mina de S. Domingos e circuito que evoca o ciclo do minério nas épocas de grande laboração da Mina. Um museu a céu aberto que assinala as vivências da época e as várias fases da exploração e transformação do minério.

Pontos de Interesse:
Circuito Urbano | Casa do Mineiro, Musical, Centro Republicano 5 de Outubro, Posto da Polícia, Palácio da Administração, Bairro e Jardim dos Ingleses, Monumento ao Mineiro, Campo Cross Brown, Igreja, Pago Velho, Latrina, Bairro Operário, Cemitério dos Ingleses, Tapada Grande, Tapada Pequena.

Circuito Industrial | Entrada da Mina, Corta, Cais do Minério, Malacate, Oficinas e Armazéns, Central elétrica, Antiga via-férrea, Ponte Preta, Estação da Mointinha, Achada do Gamo, Porto fluvial do Pomarão.


Informações
A Fundação Serrão Martins (FSM) proporciona visitas guiadas ao circuito urbano da Mina de S. Domingos e ao antigo complexo mineiro, sujeitas a marcação prévia e à disponibilidade de elementos da FSM para conduzir a visita.
Duração da visita: 2h. Não inclui visita a Estação da Mointinha, Achada do Gamo e Porto fluvial do Pomarão.

Preço: 3,00€/pax.
Condições especiais: Gratuito para menores de 6 anos. Estudantes e maiores de 65 desconto de 50%.

Nº de Participantes: O número máximo de participantes para a realização de visitas em grupo é de 25 pessoas; o número mínimo de participantes para a realização de visitas em grupo é de 6 pessoas.

Na eventualidade de um indivíduo ou grupo de menor tamanho pretender efetuar a visita, o preço a cobrar será equivalente ao que pagaria um grupo com o número mínimo de visitantes, sem desconto.

Excecionalmente, poderão ser feitas visitas com um número de participantes superior a 25, desde que as condições o aconselhem e permitam.

Informações sobre o percurso:
O percurso urbano e industrial está sinalizado e dispõe de elementos interpretativos nos pontos de interesse assinalados, pelo que podem ser visitados sem acompanhamento de guia.

Nos casos de visita sem guia recomenda-se, essencialmente, no industrial que o visitante se mantenha nos trilhos sinalizados e siga as normas de segurança indicadas, uma vez que o espaço em causa contém elementos de risco (desníveis, ocos, elementos químicos potencialmente tóxicos ou corrosivos, estruturas sem estabilidade, etc.).


Outras informações:

Apesar de possível nalguns pontos do complexo industrial, nomeadamente até à Achada do Gamo, a circulação de autocarros de turismo só é aconselhável na zona urbana da Mina de São Domingos.

Frisa-se, para evitar expectativas infundadas, que a maior parte dos equipamentos metálicos do complexo mineiro foram vendidos para sucata ou vandalizados ou furtados durante os vários anos que sucederam entre o fecho da mina em 1966 e as atuais ações de recuperação patrimonial, pelo que apenas podem ser visitadas, na maior parte dos casos, as instalações ou os sítios onde estiveram as máquinas e equipamentos;

A visita aos espaços mineiros implica deslocações de algumas centenas de metros entre os vários núcleos: se algum dos visitantes tiver dificuldades de locomoção poderá necessitar de realizar as deslocações entre núcleos numa viatura, a ser fornecida pelo próprio.

Para marcações:
A marcação de visitas pode ser solicitada através do número de telefone fixo 286 647 534 (telefone ou fax) mas deverá ser confirmada por escrito através do seguinte endereço electrónico: fserraomartins@gmail.com

Quando pretender marcar uma visita guiada esclareça, por favor, os seguintes itens: dia e hora para a visita, tipo de visita pretendida, número de participantes, número de participantes com direito a desconto, número de telemóvel e nome para contacto durante o dia de visita, identidade da instituição organizadora / proveniência do grupo, NIF, e eventualmente, outros elementos necessários.

Contactos

Fundação Serrão Martins
Centro de Documentação/ Casa do Mineiro
Telf. e Fax 286647534 / Telm. 961940458
E-mail: fserraomartins@gmail.com