Homenagem a Mercedes Blasco

Fundação Serrão Martins e a Câmara Municipal de Mértola homenagearam a artista Mercedes Blasco (Conceição Vitória Marques), no dia 4 de outubro, na sua terra natal, Mina de São Domingos, com a reedição da sua obra “Vagabunda” e a atribuição do seu nome a uma rua da aldeia mineira.

Conceição Vitória Marques, conhecida no mundo artístico como Mercedes Blasco nasceu na Mina de São Domingos, no dia 4 de setembro de 1867. Durante a sua vida destacou-se, tanto em Portugal como além-fronteiras, como atriz e escritora, tendo igualmente desempenhado a profissão de enfermeira na Cruz Vermelha Belga durante a Grande Guerra.

A reedição da sua obra “Vagabunda” e a atribuição do seu nome a uma rua na Mina de São Domingos, assinalam os 150 anos do seu nascimento (4 de setembro de 1867) e são também o início de um trabalho mais aprofundado sobre Mercedes Blasco, que contará – pelo menos – com a produção de uma exposição e uma fotobiografia.

A reedição deste livro enquadra-se perfeitamente no espirito e objetivos que, quer a Fundação, quer a Câmara Municipal de Mértola preconizam para a Mina de São Domingos. Nasceu do trabalho conjunto entre várias entidades e pessoas e é uma, mais do que justa, homenagem a uma figura da terra – Conceição Vitória Marques -, conhecida pelo nome de Mercedes Blasco, atriz, escritora e, acima de tudo uma mulher das artes, defensora de causas sociais e da igualdade de direitos das mulheres.