Rota do Minério | Percurso Pedestre
A área mineira de São Domingos, inserida na Faixa Piritosa Ibérica, foi desde a Antiguidade um local procurado para a extração de minérios, existindo indícios de trabalhos de extração de ouro, prata e cobre no período pré-romano e romano. A sua exploração moderna iniciou-se em 1858 por iniciativa da companhia de mineração "Mason & Barry" e manteve-se até 1966, após cerca de 108 anos de exploração regular. Ao longo desse período foram retirados do local cerca de 25 milhões de toneladas de minério, principalmente cobre, zinco, chumbo e enxofre.
A Rota do Minério evoca o passado recente da mina, num trajeto que percorre o antigo complexo mineiro, segue ao longo ou em paralelo à antiga via-férrea, passa pela Estação da Moitinha, Achada do Gamo (fábricas de enxofre) e chega à aldeia de Santana de Cambas, para seguir por antigos trilhos de contrabando no regresso à aldeia da Mina de S. Domingos.
Estas são também terras de contrabando. Terras de caminhos feitos por trilhos esconsos, carreiros de cabras, barrancos e vaus de ribeiras percorridos a altas horas da noite, com pesadas cargas de café, açúcar ou farinha e tudo o mais que se vendesse. Caminhos vigiados por guardas-fiscais e “carabineros, tantas vezes implacáveis nas suas batidas e perseguições.
Características do percurso:
PR10 | Rota do Minério
Tipo de percurso: circular
Início do percurso: Corta da Mina
Fim do percurso: Corta da Mina
Coordenadas GPS: 41º 58'24.14"N, 8º22'27.67"W
Extensão: 14 km
Duração: 3 h
Dificuldade: Fácil
Piso: Terra batida
Percurso sinalizado
Percurso Opcional: Pode aceder, após a aldeia de Santana de Cambas à EM 514 e chegar ao antigo porto fluvial do Pomarão
Recomendações para a visita:
O percurso decorre numa zona com vários elementos de risco pelo que se recomenda o cumprimento de todas as normas de segurança indicadas no local;
Percurso sujeito a elevada exposição solar. No Verão evite as horas de calor. Leve água, roupa e calçado confortável.
Na localidade de Santana de Cambas o acesso ao antigo porto fluvial do Pomarão deve ser feito por carro e a partir da EM 514. Não se recomenda o acesso a pé ou de BTT pela estrada dada a falta de condições de segurança. O acesso pela antiga via-férrea é interdito, pois o caminho não está sinalizado, apresenta perigo de derrocada na zona dos antigos túneis e encontra-se obstruído em vários pontos.