Centro de Documentação da Mina de S. Domingos

O Centro de Documentação é um espaço multifacetado de recolha, arquivo, estudo e tratamento de todo o tipo de documentação (fotográfica, documental, material) com vista à preservação e valorização da memória coletiva dos 150 anos de história do complexo industrial da Mina de S. Domingos.

O Centro materializa-se em 3 pólos:
Casa do Mineiro – Espaço sede onde se encontra todo o arquivo documental escrito e digital do centro, bem como, as bases de dados e equipamentos de consulta de todo o espólio documental existente;
Cineteatro – Núcleo expositivo onde se apresentam exposições e iniciativas de debate sobre várias temáticas da história da Mina de S. Domingos;
Espaço de reserva e arquivo – Onde se encontra todo o espólio de objetos recolhidos de forma sistemática e organizada para tratamento museográfico e para consulta/observação de um público mais especializado (investigadores sociais, historiadores, antropólogos, arqueólogos).

O Centro de Documentação da Mina de S. Domingos está a desenvolver um projeto de intervenção arquivística para o acervo documental da empresa Mason and Barry que se iniciou em Novembro de 2013 e cuja conclusão se prevê para o ano de 2015. Os objetivos fundamentais desta intervenção são a preservação da documentação produzida e acumulada pela empresa Mason and Barry e a divulgação do acervo, ao facilitar o acesso da comunidade envolvente e dos investigadores à informação aí contida. Para tal estão a ser desenvolvidas as ações de organização, de inventariação e de acondicionamento da documentação. No que se refere à inventariação o instrumento de acesso à informação do arquivo, após a conclusão do projeto, será a base de dados FUNDIS (Fundos Documentais de Instituições do Sul) disponível online na página do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ) e cujo endereço é fundis.cidehus.uevora.pt.

Arquivo Mason and Barry | O projeto

Horário: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 durante os dias úteis.

Fundação Serrão Martins
Centro de Documentação/ Casa do Mineiro